- - - - - -

Agrupamento Marinhas do Sal

Escola com Identidade, Exigência e Equidade

A+ R A-
 

Projeto VALORE

 

 

O objetivo global do nosso projeto consiste em melhorar os resultados escolares dos nossos alunos através da utilização de métodos de ensino motivadores baseados no uso de aplicações informáticas interativas e aulas que promovam a participação dos alunos na construção do saber. Consideramos que a chave para o sucesso educativo se baseia no despoletar da motivação dos nossos alunos para importância das aprendizagens escolares. Alunos com sucesso educativo vão contribuir para motivação dos nossos docentes para uma maior aposta na sua formação ao longo da vida. Assim, toda esta dinâmica pode ser vista como circular e irá contribuir para a melhoria do ambiente escolar de todo o agrupamento.

Outro objetivo pretendido é que o projeto permita, tal como o seu nome indicia, trazer mais VALORE ao nosso agrupamento permitindo contribuir para que os nossos alunos valorizem o "papel" da Escola na sua formação integral e se sintam motivados para contribuírem, através do seu esforço, para se tornar cidadãos mais preparados para um percurso profissional de sucesso.

 A escolha do nome do projeto:
"VALORE – valorizar, aprender, lecionar, otimizar para renovar o ensino"
A escolha do nome do projeto foi formalizada após diversos debates reflexivos em torno da problemática da formação de professores. Numa primeira fase foram realizadas reuniões de grupo, de departamento curricular e, finalmente, as propostas chegaram ao conselho pedagógico de onde saiu o nome do projeto. Todo o processo foi participado por todos os docentes e pessoal administrativo / auxiliares da escola, garantindo desde logo a agregação de todos em torno dele.  A palavra e ao mesmo tempo sigla “VALORE” reflete o que se considerou mais importante para o nosso agrupamento. Pretendemos um projeto que traga valor acrescentado à nossa comunidade educativa. Para que isso aconteça é preciso  valorizar as novas metodologias de ensino, sendo fundamental aprender, ou seja, receber formação. Com a formação recebida é necessário garantir que esta seja colocada ao serviço do aluno alterando paradigmas na forma de lecionar.  A equipa multidisciplinar que irá ser criada para a gestão deste projeto terá como fito principal otimizar toda a formação recebida. Todas estas premissas irão contribuir para a renovação dos métodos de ensino utilizados no Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal - Rio Maior e, desta forma, transformar a nossa Escola numa referência a nível local e nacional, enquanto escola inovadora e formadora de alta qualidade."              

       

 

 

Voltar