As mudanças registadas na nossa sociedade nos últimos anos e as necessidades de formação que daí decorrem, motivaram-nos a procurar formação contínua de qualidade para aumentar a eficiência do nosso agrupamento e para diversificar formas de cooperação harmoniosa entre todos os profissionais.
Tendo como ponto de partida a identificação de uma fragilidade da nossa organização - a constatação da pouca utilização das tecnologias digitais em sala de aula e da falta de oferta formativa nesta área a nível nacional, pensamos que a participação em formação no estrangeiro iria contribuir para corrigir esta situação e ao mesmo permitir-nos observar e analisar novos métodos de trabalho utilizados com sucesso noutros países europeus.
Com o nosso projeto reforçamos a nossa comunidade colaborativa, orientada para os padrões europeus, o que nos permitiu promover o desenvolvimento profissional e a melhoria contínua na nossa organização.
Desde há muito tempo que percebemos a necessidade dos nossos alunos terem padrões educacionais diferenciados e das disciplinas utilizarem instrumentos modernos adaptados aos seus interesses e necessidades. Assim, através do levantamento das necessidades formação junto do nosso staff e da avaliação interna da organização, chegamos às duas áreas que mais necessitam de melhoria: a gestão participativa e a cooperação entre todos os profissionais e o ensino com maior recurso à utilização de ferramentas tecnológicas modernas.
Projetos Em Desenvolvimento
Projetos Erasmus + KA2 | ![]() |
Nome Abreviado | Países Envolvidos | Objetivo | Participantes |
Living History in European Cities | Espanha (coordenadora do projeto) duas de Itália, duas da Turquia e a nossa. |
Usar a História e os locais históricos como ferramenta para melhorar o sucesso académico, - Desenvolver a capacidade de empreendedorismo e de oportunidades de negócio, usando a herança cultural; - Apreciar a diversidade de culturas na Europa. |
Alunos do 3º ciclo e Clube Europeu |
Mindfulness and Wellbeing in European Schools | Malta (coordenador do projeto), Croácia, Estónia, Irlanda e Itália. |
Desenvolver estratégias que visem o desenvolvimento social, pessoal, académico e emocional dos alunos. |
Alunos do 2º ciclo |
Projetos Erasmus + KA122 | ![]() |
Nome Abreviado | Países Envolvidos | Objetivo | Participantes |
A felicidade dos alunos e o seu sucesso educativo - Escola feliz. |
Mobilidade de alunos- Pyrgos (Grécia) Formação de professores e pessoal: Florença, Reykjavik, Dublin e Bruxelas, local a definir. |
- Utilizar métodos de ensino inovadores e motivadores - laboratórios virtuais, jogos educativos , programação computacional, realidade aumentada, vídeo, fotografia, etc; - Adquirir conhecimentos e competências a fim de promover as metas e os valores da nossa organização; - Conhecer ambientes escolares inclusivos para os alunos com diferentes distúrbios funcionais ou cognitivos; - Conhecer métodos educativos de comprovada eficácia utilizados noutros países. |
Professores, alunos e pessoal não docente. |
Projetos Concluídos
Projetos Erasmus + KA2 | ![]() |
Nome Abreviado | Países Envolvidos | Objetivo | Participantes |
CreArtivity: Let´s be creative with art! | Eslovénia (coordenadora do projeto), Espanha, Romémia, Grécia e Portugal. | A aprendizagem de conteúdos escolares através da Arte nas suas mais diversas formas | Alunos do 9º ano e Clube Europeu |
Tomorrow's Jobs: think about your future! | França (coordenador do projeto), Roménia, Grécia, Holanda e Portugal. | Capacitar os alunos envolvidos para escolhas futuras relativas aos seus percursos académicos e profissões, considerando-se importante que estejam cientes das possibilidades e vantagens de trabalhar noutros países europeus | Alunos do 9º ano e Clube Europeu |
Projetos Erasmus + KA1 | ![]() |
Nome Abreviado | Países Envolvidos | Objetivo | Participantes |
Triple A+ | Portugal | Formação de professores e outros funcionários no estrangeiro para a promoção do desenvolvimento de competências para a vida nos alunos | Professores e outros funcionários |