Projeto "Aprendizagens para a Vida" |
“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.”
Aristóteles
O projeto “Aprendizagens para a Vida” teve início no ano letivo 2012/2013, com continuidade nos anos letivos subsequentes, devido à sua relevância pedagógica para alunos com a medida “currículo específico individual”, prevista no revogado decreto-lei n.º 3/2008.
Atualmente, o projeto enquadra-se no âmbito dos objetivos gerais do Projeto Educativo do Agrupamento para 2017/2021 e tem como eixo central os pressupostos dos decretos-lei n.º 54 e n.º 55 /2018, de 6 de julho. É seu objetivo adequar o processo de ensino e aprendizagem às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios possíveis, para que todos aprendam e participem ao seu nível, na vida da comunidade escolar. Numa perspetiva de enriquecimento curricular, visa desenvolver áreas disciplinares (ateliers), que respondam a diferentes estilos de aprendizagens, estimulem interesses diferenciados e potenciem áreas fortes. Permite ainda, um reforço de competências, em algumas disciplinas como matemática e línguas estrangeiras, no âmbito de estratégias de trabalho mais praticas e significativas desenvolvidas em pequeno grupo.
Esta iniciativa tem como objetivo alargar os contextos de aprendizagem dos alunos que não seguem o currículo regular, podendo integrar também alunos matriculados em regime de disciplina e outros, que voluntariamente mostrem interesse em participar, sem pôr em causa a frequência dos seus horários.
Os ateliers a implementar são definidos de acordo com os recursos humanos e materiais disponíveis e as características dos alunos a integrar nos mesmos. Têm como linhas orientadoras O “perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, pelo que mobilizam valores e competências promotores de uma crescente responsabilidade e autonomia, de uma maior participação e consciência cívica e de uma intervenção mais adequada na sociedade.